banner

As verdadeiras bases da educação

Em 1997 surgia a revista Escola Adventista para levar a professores e gestores conteúdos atuais e inovadores, além de reforçar a filosofia centenária da rede adventista de ensino. Para comemorar essa história de 20 anos, preparamos uma edição especial e comemorativa com diversos materiais importantes para a pedagogia escolar. Confira os destaques da edição:

ghswfd

Entrevista com o diretor do Centro de Pesquisas Ellen White Brasil, doutor em Educação e fundador da REA Renato Stencel. O professor fala sobre os rumos da educação adventista para os próximos anos.

“Esse é o principal objetivo da educação adventista e esse é objetivo dessa revista que você lê: preservar os princípios e valores da educação pelos quais essa igreja foi fundada”

Entrevista com Marina Silva, personalidade conhecida mundialmente por sua luta em prol do meio ambiente. Na conversa ela fala sobre os desafios do desenvolvimento sustentável e o papel da escola nesse contexto importante e urgente.

“E a escola, por ser o lugar do despertar das consciências e das múltiplas aprendizagens mediada pela socialização, tem um papel chave a cumprir nesse processo de educação para a sustentabilidade.”

Entrevista com Dr. Luiz Cietto, professor titular da Universidade Estadual de Campinas  (Unicamp), que teve a sua história de vida contada no filme “Opostos”. Cietto fala sobre a função transformadora da educação.

“Tudo o que meus pais ensinaram ou deram o exemplo  não apenas sobre leitura, mas igualmente sobre a importância de valores como honestidades, trabalho, religião, persistência constituiu a sólida base, sobre a qual foi possível superar o outro ambiente, nefasto e corruptor, que foi a vida de morador de rua.”

– A matéria de capa traz 20 princípios fundamentais da educação adventista, seguindo diretrizes do Espírito de Profecia e complementos de importantes estudiosos que atuam em nossa rede de ensino.

“O maior exemplo de paciência, disciplina, simplicidade, obediência, e fidelidade para com as pessoas tem um nome: Cristo.”

Exemplos metodológicos vindos do Colégio Adventista de Uberlândia (MG), falando sobre ginástica na escola; e do Educandário Espírito-Santense Adventista (Edessa), ensinando fazer foguetes de garrafas “PET”.

– No espaço de gestão preparamos um material completo e prático sobre como adotar uma administração escolar promissora nesse contexto atual de crise.

“O conceito de educar com qualidade está muito acima de uma guerra de preços.”

– Em “Cultura Geral” uma reportagem especial falando sobre a importância do continente antártico para a pesquisa científica mundial. Conversamos com especialistas e profissionais que fazem parte das missões brasileiras no continente, além de disponibilizar um material para que o professor aborde o assunto da melhor forma em sala de aula.

“Falar da Antártica sem considerar a pesquisa seria uma rude injustiça. Afinal, a população do continente varia de acordo com a estação do ano – cerca de 5 mil no verão e mil no inverno – mas nunca muda o tipo de habitante: pesquisadores.”

– O artigo da doutora em Educação Ellen Rodrigues ensina como desenvolver o hábito da leitura na escola.

“O professor precisa de treino e preparo, de um incremento no trabalho pedagógico para apresentar a literatura.”

– O doutor em Teologia Histórica, Fábio Darius, discute, em artigo, a importância da escola para formação de cidadãos politizados e a relevância de se abordar a política em ambiente escolar.

“A política, como pensaram os gregos, dá sentido para a vida: no relacionamento com a comunidade há vínculos que se fortalecem e se tornam inquebrantáveis.”

– A mestre em Educação e professora Rebeca Pizza traz uma reflexão, em artigo, sobre o importante papel do coordenador escolar e elenca características fundamentais da função.

“A educação sempre reflete um momento histórico e uma organização social, pois trata-se de uma das instituições formadoras da sociedade.”

– O mestre em Educação Física e professor Heber do Ouro fala, em artigo, sobre o papel da escola no combate à obesidade.

“Muitas vezes, eles sofrem discriminação e exclusão social, recebem apelidos, são importunados e não são aceitos pelos colegas, o que pode impactar sua qualidade de vida atual e futura.”

Além desses, diversos outros conteúdos, encontrados em nossas colunas temáticas e seções você vai encontrar na nova edição da revista Escola Adventista 20 anos, que já está disponível para venda na loja da Unasp Store na internet. Garanta já a sua!

Anteriores

E nem é difícil

Próximo

3, 2, 1… gravando!

2 Comentários

  1. Robervaldo Roberto

    Como faço para ter essa revista?

Deixe uma resposta

Desenvolvido em WordPress & Tema por Anders Norén