À base de quê?

A nova edição da Revista Escola Adventista está recheada de novidades! O número está repleto de conteúdos práticos e relevantes, como a abordagem do PMDE de 2018, onde damos sugestões de como você, professor, pode abordar os temas de desenvolvimento espiritual dos dois primeiros bimestres: humildade e igualdade.     

capa base

Nossa equipe também fez um levantamento do crescimento da educação adventista no Brasil. Os dados estão divididos por uniões, e expostos em um panorama gráfico, que mostra como nossa rede tem renovado o fôlego de crescimento na maior parte do país, mesmo no contexto de crise em que estamos vivendo.

Na entrevista batemos um papo com o professor Wemerson Nogueira. Ele é um dos dez finalistas do prêmio internacional Global Teacher Prize, além de ter conquistado o Prêmio Educador Nota 10. Ele nos contou sobre o projeto que lhe conferiu os prêmios, e que ajudou muitos moradores da região do Rio Doce. Também contou um pouco sobre a história inspiradora da sua vida, e deu dicas para os professores da nossa rede.

A matéria de capa vem explicar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), mostrando como a Educação Adventista poderá ser afetada por ela. Com as dúvidas e boatos que surgiram sobre o assunto, a REA entrevistou os principais especialistas que participaram da elaboração do documento.

Os dois exemplos metodológicos desta edição são inovadores e podem ser aplicados e adaptados para outras escolas adventistas. O primeiro veio do Colégio Adventista de Foz do Iguaçu (PR), trazendo uma proposta bem prática sobre como abordar a acessibilidade nos esportes. O segundo, direto do Instituto Adventista Transamazônico Agroindustrial – Iatai (PA), explora uma abordagem lúdica para trabalhar a poesia em sala de aula, integrando os pais e o colégio como um todo.

No espaço de gestão, explanamos os princípios da motivação dos professores, ressaltando o papel vital da coordenação escolar no processo. Destacando o trabalho feito no Centro Educacional Adventista do Gama, nosso objetivo é o de mostrar como é possível promover um relacionamento melhor entre gestores e docentes, de forma que a escola se beneficie com funcionários motivados.

Já em cultura geral, abordamos a descoberta do sistema de planetas TRAPPIST-1. A novidade da ciência trouxe uma possibilidade interessante de abordagem em sala. Sistematizamos possibilidades de ensino da astronomia. Nossa equipe ainda conversou com o cientista belga Michaël Gillon, que foi coordenador da equipe que descobriu o sistema. Gillon está entre as 100 pessoas mais influentes do mundo, de acordo com a revista Time.

As pedagogas e mestres em Educação Denise Andrade e Rebeca Pizza elaboraram um artigo sobre o papel de uma figura muito querida e essencial nas nossas escolas: o bibliotecário. Elas falam sobre como aproveitar o ambiente da biblioteca para desenvolver aulas proveitosas, especiais e eficientes.

Por fim, as nossas colunas sobre literatura, integração fé e ensino, reflexões sobre a prática professoral, e coordenação estão imperdíveis! Contamos ainda com um pingue-pongue de perguntas e respostas no White Responde, além de sugestões de livros paradidáticos e sobre educação na nossa Estante. E claro que não podia faltar as notícias do Educação em Foco, trazendo o que aconteceu na rede adventista, além das novidades pertinentes do âmbito da docência.

A edição está recheada de conteúdos relevantes para a sua sala de aula! Para adquirir, basta acessar o site da Unasp Store ou entrar em contato pelo telefone (19) 3858 9055.

Evelyn Apolinário é redatora da REA e estudante de jornalismo do Unasp.

 

 

Anteriores

Somos um

Próximo

Política na Escola

2 Comentários

  1. Marduqueu Freitas

    Olá, eu estou fazendo uma pesquisa para saber alguns dados do crescimento e importância das escolas adventistas, principalmente dos internatos.
    Quero saber o quantidade aproximada de pastores que já foram formados, de professores, músicas, enfermeiros, e outros.
    Por favor me de uma luz sobre esse tema

     

Deixe uma resposta

Desenvolvido em WordPress & Tema por Anders Norén